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MEDITAÇÃO

3 Aplicativos para meditar, relaxar e se conectar

Manter uma rotina de meditação é um dos diversos recursos usados na Naturologia
para uma vida mais equilibrada e uma melhor conexão entre corpo e mente

JACQUELINE GUERRA

Naturóloga, coach de saúde & bem-estar e jornalista

A tecnologia pode ser uma ferramenta para organizar nossa prática de autocuidados?

Felizmente sim. Em meio a tanta nuvem de informações e mídias sociais, a internet é um território para aprendermos a navegar com sabedoria, já que nosso tempo é precioso e facilmente podemos nos deixar levar de um clique a outro e nos iludir sobre a conexão que estamos estabelecendo com nossos amigos e conhecidos.

Mas esse artigo é para falar das vantagens de usar a tecnologia a nosso favor.

Vou dar uma dica de três aplicativos, disponíveis na Apple Store e no Google Play, que você pode baixar no seu smartphone para utilizar técnicas de meditação e relaxamento:

Insight Timer, Calm e Zen.

Manter uma rotina de práticas de meditação, técnicas de respiração e visualização e atividades físicas como Yoga e Qi Gong é um dos diversos recursos usados na Naturologia para uma vida mais equilibrada e uma melhor conexão entre corpo e mente. Com esses aplicativos, você tem acesso a playlists de meditações guiadas, músicas de relaxamento e pode cronometrar suas atividades e acompanhar um relatório com a quantidade de sessões e o tempo que você conseguiu se dedicar às suas meditações.

Isso é super motivador! Quando começamos, nem sempre temos a disciplina necessária. Mas depois de algumas semanas, você pode observar o seu investimento no seu próprio bem-estar e isso, com certeza, melhora a autoestima e desenvolve o autoconhecimento.

Por exemplo, no meu último relatório: meditei 29 horas e 52 minutos em um total de 122 sessões desde fevereiro de 2017. Por um lado, fico feliz de ver esse resultado, por outro, sei que dá pra melhorar. Comecei a meditar há alguns anos e ficava na inconstância, com fases mais ativas e outras totalmente distante da meditação. Hoje posso avaliar que nas fases em que mantive a meditação com regularidade colhi diversos benefícios para a minha saúde mental e física.

De acordo com alguns conceitos, a meditação é a arte de esvaziar a mente e guiar a atenção para o momento presente. Portanto, algumas meditações guiadas que utilizam visualizações e propósitos específicos não se encaixam nessa proposta, mas com certeza são ferramentas de relaxamento e de conexão interior.

Terapias Meditativas

No curso de Naturologia, estudamos a disciplina Terapias Meditativas e foi aí que realmente resolvi abraçar de vez a meditação como filosofia de vida. Então, veja qual aplicativo pode ser útil pra você também. Muitas das meditações são guiadas em inglês, mas há opções em português também.

INSIGHT TIMER

O app traz diversas meditações guiadas em inglês e também em português. Você abre a tela inicial e já tem acesso a quantas pessoas estão conectadas meditando e registrando no aplicativo. Nesse momento em que escrevo esse artigo, 2.643 estão meditando ao redor do mundo. Inspirador meditar em rede!

Destaco aqui algumas meditações guiadas que achei interessante. Uma série de Mindful eating ajuda a praticar a alimentação consciente e abordar cada refeição com intenção e atenção para estabelecer um relação saudável com a comida.

Tem uma playlist também de Binaural Beats, com ondas de sons que estimulam o cérebro a entrar em estados específicos e podem ser úteis para desenvolver a concentração e estudar, por exemplo. Alguns ajudam a dormir e a enfrentar a insônia.

Também há opções sobre temas de desenvolvimento pessoal: perdão, medo, autoestima, confiança, limpeza de chackras, gratidão. Enfim, são diversas as possibilidades e você pode salvar suas preferidas.

CALM

O aplicativo também traz vários recursos semelhantes, além de exercícios de respiração, e possui um design e visual mais bonitos, com vídeos de paisagens e imagens da natureza, ampliando a sensação de tranquilidade.

Tem uma série de histórias e contos narrados para dormir, que podem ser um recurso interessante para os insones.

O repertório de músicas é variado, com opções para relaxar, dormir, ter foco e contemplar melodias da natureza e garante uma boa trilha para aqueles dias em que chegamos cansados em casa.

Nas séries de meditações, destaco: 7 Days of Self-Steem (7 Dias de Autoestima), 7 Days of Gratitude (7 Dias de Gratidão), 7 Days of Calming anxiety (7 Dias de acalmar a ansiedade) e 7 Days of Managing Stress (7 Dias de gerenciar o estresse), com diferentes gravações a cada dia para fortalecer o mesmo propósito.

Walking meditation é uma série para meditar enquanto caminha e é uma oportunidade para quem tem dificuldades em ficar quieto e começar a se adaptar para desacelerar a mente.

No Calm, você também pode acompanhar seu relatório de sessões e programar um alarme como um lembrete para meditar.

Algumas atividades são abertas e gratuitas e outras são disponíveis somente para assinantes premium. Ainda assim, considero que vale à pena baixar o aplicativo.

ZEN

O Zen abre a tela inicial com uma mensagem inspiradora. Um menu permite buscar mensagens por categoria: reflexões, sucesso, superação, harmonia e motivação.

As músicas e meditações são bem legais também. E o diferencial fica por conta de alguns podcasts e vídeos com aulas e cursos: Vida Equilibrada e Zen com Você.

Em um calendário, você pode sinalizar diariamente como está o seu humor. Embora tudo esteja em português, boa parte do conteúdo é pago.

Em todos eles, você pode adicionar seus amigos e interagir como uma rede social e observar o desempenho de cada um. E então, vamos meditar?

Se você quer saber como a Naturologia pode te apoiar no gerenciamento do estresse e trazer mais qualidade de vida por meio das terapias meditativas e outras técnicas da Ayruveda, da Medicina Chinesa e das Práticas Integrativas e Complementares, clique aqui.

 

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