Medicina Tradicional Chinesa

 

Sistema de saúde praticado há quase cinco mil anos na China baseado nos princípios do Taoísmo e fundamentado na visão do Qi (energia Vital) como a origem de tudo.
Abrange técnicas como acupuntura, massagens (Tui Na e Shiatsu), fitoterapia, QiGong, entre outras.

Acupuntura

Consiste na inserção de agulhas em pontos dos meridianos, canais que circulam a energia vital (Qi) no corpo, promovendo o equilíbrio do organismo e a restauração dos padrões fisiológicos. Além da visão energética, a acupuntura pode ser compreendida por estudos científicos que mostram os mecanismos neuroendócrinos por meio da atuação nos sistemas nervosos central e periférico e no sistema imune com a liberação de substâncias, neurotransmissores e hormônios, como o cortisol e as endorfinas, promovendo a analgesia.

Auriculoterapia Chinesa e Francesa

Consiste em um microssistema da acupuntura que considera que a orelha contém todos os pontos de acupuntura do corpo, além de certas correspondências anatômicas e fisiológicas. A estimulação desses pontos, por meio de sementes ou esferas, pode aliviar a dor e alguns sintomas. Textura, cor, alterações na pele e nas veias podem indicar alguns desequilíbrios de saúde. A imagem do corpo humano é refletida na orelha e coincide com a representação do córtex sensorial e motor do cérebro.

Ventosaterapia e Moxabustão

Ventosaterapia é o método que utiliza a pressão e sucção da ventosa para revigorar o fluxo de Qi (energia vital) nos meridianos e extrair fatores patogênicos. Moxabustão é a estimulação dos pontos de acupuntura por meio do calor do bastão de moxa aceso, feito a partir de folhas secas de Artemísia, que desobstrui o fluxo energético dos meridianos e dissipa influências patogênicas.

Nutrição Ayurvédica
Dynacharia, rotina diária
Abhyanga

Massagem
Shiatsu e Tui na
Reflexologia
Calatonia

Fitoterapia Ocidental
Fitoterapia Chinesa
Aromaterapia
Terapia Floral