Ayurveda

Ciência da Vida

Ayurveda pode ser traduzido como “ciência da vida” e é um sistema tradicional de saúde praticado na Índia há quase 5 mil anos e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde. Considerado o mais antigo sistema de saúde do mundo, baseia-se na constituição do corpo físico a partir dos cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra – formando os doshas (biotipos humanos): Vata, Pitta e Kapha. Tem como abordagem promover o equilíbrio e a harmonização dos doshas por meio de terapêuticas como rotina de cuidados diários (dinasharya), limpezas e desintoxicação, massagens, óleos medicinais, dieta ayurvédica, fitoterapia e prática de Yoga e meditação, entre outras técnicas.

Nutrição Ayurvédica

A Ayurveda se fundamenta com base em três gunas – sattva, rajas e tamas, que representam as qualidades presentes nos alimentos, na natureza, nas ações, nos nossos corpos e mentes. Tamas está ligado à inércia; Rajas se relaciona com movimento; e Sattva traz equilíbrio e harmonia. Portanto, incluir alimentos satvicos é um dos princípios para uma boa saúde. Outro conceito importante é o equilíbrio dos três doshas (constituições)  – vata, pitta, kapha – que também pode ser feito por meio da combinação de alimentos.  Alguns alimentos ingeridos juntos favorecem a digestão, enquanto outros devem ser consumidos separadamente.

Uma vez que a saúde surge da capacidade do corpo de digerir os alimentos adequadamente, a importância de melhorar o agni (fogo digestivo)e eliminar ama (toxinas) também são pilares da Ayruveda.

E os sabores – doce, amargo, salgado, pungente, amargo e adstringente – também são considerados importantes para determinar o efeito dos alimentos, especiarias e ervas terapêuticas podem causar sobre o nosso equilíbrio do corpo, mente e espírito.

Dynacharia, rotina diária

Dinacharya estabelece hábitos saudáveis sintonizando o corpo com os ciclos naturais do dia e de cada estação adaptando às necessidades da constituição de cada indivíduo e do estado atual de equilíbrio.
O tratamento ayurvédico direciona orientações e recursos para criar e implementar uma rotina personalizada.
A Ayurveda também ensina a cuidar da nutrição dos sentidos: a visão, o olfato, a audição, o paladar e tato. Ou seja, escolhermos com discernimento o que assistimos, lemos, escutamos e trazemos para a nossa consciência.

Abhyanga

A Abhyanga é uma massagem com óleos vegetais que nutre e fortalece o corpo, regula o sono, estimula os órgãos, ativa a circulação sanguínea e pode reduzir o dosha vata, acalmando o sistema nervoso e trazendo sensações de estabilidade, calor e conforto.
A Ayrurveda ensina que existem sete dhatus (camadas de tecidos) no corpo e que a massagem com óleos medicados penetram profundamente trazendo benefícios para a pele e a melhora da vitalidade e da imunidade.

Massagem
Shiatsu e Tui na
Reflexologia
Calatonia

Fitoterapia Ocidental
Fitoterapia Chinesa
Terapia Floral
Aromaterapia

Trofoteria
Nutrição Ayurvédica
Dietoterapia Chinesa