Saúde da Mulher

Naturologia e Ginecologia Natural

 

Como naturóloga, adoto a perspectiva da Ayurveda e da Medicina Chinesa para compreender a anatomia e a fisiologia feminina, uma visão que abrange não apenas o corpo físico e energético, mas também as emoções, a mente e o espírito e vai até a raiz dos distúrbios e patologias relacionados ao sistema reprodutivo das mulheres.

A Yogaterapia, a Fitoterapia, a Aromaterapia, a Terapia Floral, a Massoterapia e a Orientação Alimentar são integradas ao tratamento. As terapias são eficazes com o apoio do seu estilo de vida e alimentação. É importante estar disposta a criar um ambiente de vida que a fortaleça e apoie, no qual as terapias possam atuar.

Além da Naturologia, agrego o estudo da Ginecologia Natural para compor esse olhar sobre a psique das mulheres e os ciclos femininos.

Ayruveda

O Ayruveda representa uma visão feminina da vida e de tudo que ela contém, é feminino em todos os aspectos e formas de terapia. Atua na correção dos desequilíbrios crônicos dos doshas (biotipos), na desintoxicação do trato intestinal, na correção da digestão, no fortalecimento do sistema nervoso e no equilíbrio do sistema endócrino.

Nutrição Ayurvédica

A Ayrveda considera a alimentação como o melhor remédio. A alimentação adequada voltada para a sua constituição natal (dosha) e as indicações de alimentos específicos para cada fase do ciclo apoiam a regulação do sistema endócrino, ajudam a reduzir a inflamação, fornecem a energia e o suporte de micronutrientes e o metabolismo do estrogênio para harmonizar o ciclo feminino.

Fitoterapia

No Ayurveda, a Fitoterapia é indicada de acordo com a constituição natal (dosha) de cada pessoa. Uma erva pode ter diferentes efeitos em mulheres com biotipos diferentes no tratamento do mesmo distúrbio. Trabalho com a indicação de tinturas fitoterápicas com uma combinação de plantas com uma ação primária e outras que dão suporte como ervas digestivas, eliminação de toxinas, ação protetora ou harmonizadora e ação estimulante.

Yogaterapia para Mulheres

As posturas (ásanas) e técnicas de respiração (pranayamas), além de aumentarem a flexibilidade, o tônus muscular e melhorarem a o sistema imune e a saúde da coluna, são especialmente positivos para as mulheres pois ajudam a aliviar os sintomas das mudanças hormonais e a amenizar o estresse. Os movimentos podem aumentar a circulação de sangue nos órgãos e tecidos reprodutivos, aliviando desconfortos associados com cólicas e inchaços.

MTC

Na Medicina Tradicional Chinesa, o útero é conhecido como “palácio celestial”, pois fornece a vida, e o aspecto feminino é representado pelo princípio Yin, que tem uma natureza cíclica assim como o corpo da mulher. As fases do ciclo podem ser associados aos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água. Dessa forma, manter um estilo de vida que se alinhe às diferentes fases do ciclo é um caminho para a preservação da saúde. Na Acupuntura, alguns meridianos regulam as funções reprodutivas, a menstruação, a fertilidade, a gestação, o parto e a menopausa e equilibram as emoções.

Qi Gong para Mulheres

Prática que promove equilíbrio por meio de posturas, movimentos e respiração e traz o vínculo com a energia (Qi) da Terra, do Céu, da Lua e das estações – os ciclos da vida. Potencializa a vitalidade, melhora a circulação na área pélvica, nutre os órgãos femininos, melhora o sistema digestivo, ajuda a saúde sexual, acalma o sistema nervoso central, equilibra hormônios e emoções e alivia desconfortos do período menstrual e da menopausa. Baseado na alquimia interna feminina taoísta, o Qi Gong para mulheres traz a percepção de como o útero está intimamente conectado com o coração.

Aromaterapia

As flores contêm aspectos femininos, são sutis, coloridas, delicadas e abundantes em fertilidade e marcam a renovação da vida na primavera. Alguns óleos essenciais possuem propriedades que atuam sobre a psique feminina e na regulação hormonal como fito-estrógenos, dando suporte na harmonização dos ciclos e no resgate da autoestima e das qualidades arquetípicas da essência feminina, promovendo equilíbrio emocional e alívio dos sintomas da TPM, da menstruação, na gestação, parto, pós-parto, e menopausa.

Terapia Floral

A terapia floral auxilia na transformação de padrões emocionais atuando em níveis vibracionais. Os Florais da California trabalham a expressão da feminilidade em múltiplos aspectos como: autoestima, autoconfiança, acolhimento da criança interior, integração entre sexualidade e espiritualidade, vitalidade e conexão com o corpo feminino,expressão da sensualidade, criatividade e fertilidade para novos projetos, partilha dos dons, conexão com a abundância da terra, doação, abertura do coração, receptividade e despertar da sensibilidade.

Ginecologia Natural

Por meio de orientações sobre ginecologia natural, a intenção é apoiar a (re)conexão das mulheres com conhecimentos ancestrais sobre o ciclo vital feminino, a gestão da fertilidade, a Lua e suas fases e emoções e ampliar a percepção dos sinais do corpo para uma transição com equilíbrio entre as diferentes fases: folicular, lútea, ovulação e menstruação. O autocuidado com as terapias naturais complementa a rotina de sintonização com o próprio corpo para a preservação e manutenção da saúde.

Entre em contato e solicite uma consulta

11 + 13 =